De olho nos rótulos!

       
       Comecei a tentar me alimentar melhor há quase um ano, desde que voltei do intercâmbio. Após esse tempo, uma coisa eu percebi ,muito claramente, a indústria alimentícia quer te enganar com propagandas de alimentos saudáveis, que de naturais ou integrais não têm nada.
        Após aprender a ler os rótulos, mesmo que de uma forma básica, eu pude melhorar muito a minha consciência sobre que tipo de alimento estou consumindo. São regras simples, mas que ajudam muito e hoje eu vou repassar para vocês algumas delas.
        É essencial ler a composição do alimento, pois a ordem indica também a proporção dos ingredientes, sendo o primeiro, o de maior parcela. É possível, também, ler a tabela informação nutricional, lembrando que essa identifica uma porção do alimento e não o conteúdo total, porém é preciso ter uma noção da quantidade diária recomendada para alguns componentes, como o sódio e fibra, para se ter uma ideia mais adequada do que é composto o alimento.

     Como identificar se o alimento é integral :

       É muito comum o produto destacar que o alimento é integral, mas quando se olha o rótulo, percebe-se que não é tão verdade, pois não há uma regra clara no Brasil que defina a porcentagem de ingredientes integrais, dessa forma, só por ter uma pequena porcentagem, as empresas já divulgam o alimentos como integrais que costumam ser mais caros.

Tabela de informação nutricional de um pão integral
       Observa-se na foto anterior, a composição de fibra de 3,2 gramas em 2 fatias, sendo este um bom pão integral, mas não o melhor, pois o ideal é 2g de fibra por fatia.

Composição de um pão integral.
          Para tentar identificar o tipo de alimento consumido, é preciso verificar sua composição, assim, para ser integral, de verdade, o primeiro ingrediente deve ser FARINHA DE TRIGO INTEGRAL. Também são considerados integrais os grão e cereais, como aveia e arroz, que não passam por processo de refinamento e quanto mais esses ingredientes aparecerem, primeiramente, na composição do produto melhor ele é no quesito ser integral.

    Como identificar a quantidade de açúcar:

      A quantidade de açúcar é sempre uma surpresa, pois muitas vezes está escondida no termo Carboidratos. Para melhor identificar, observe na lista de ingredientes a ordem em que eles são apresentados, assim, ao comprar um produto que se diz "FIT" ou saudável busque a menor quantidade de açúcar que você puder encontrar, pois este é um nutriente vazio, que não traz benefícios para sua vida.
     Outra "pegadinha" é o fato de alguns ingredientes serem ou agirem como um açúcar no organismo. Exemplos são: maltodextrina, amido, açúcar invertido, sucralose, sacarose, xarope de milho,xarope de agave, xarope de guaraná,extrato de malte,galactose e muitos outros.

     Como identificar se o produto é o natural ou cheio de conservantes e aditivos:

      Busco sempre consumir alimentos o mais natural possível, assim quanto menos ingredientes diferentes na composição, melhor. A imagem abaixo mostra dois iogurtes naturais, porém possuem a composição bem diferente.

Comparação entre dois iogurtes naturais 
        Os alimentos podem ter corantes e aromatizantes que dão melhor cor e aroma para o alimento, estabilizantes para melhorar a textura do alimento, acidulantes e antioxidantes que conservam os alimentos e muitos outros aditivos (emulsificante, humidificantes, etc), porém estes são todos artificiais e podem fazer mal à saúde.
         Outro dia vi uma frase sobre isso: "Quanto mais tempo vive o seu alimento, menos você vive".

      Sódio e Fibras:

        O recomendado de sódio diário é de 2 a 4g  e de fibras é de no mínimo 25g por dia, por isso é importante verificar a informação nutricional para saber qual a porção em cada alimento.

      Essa são as dicas que aprendi para procurar me alimentar melhor e, principalmente, não ser enganada pelas propagandas. Ainda há muita coisa a se aprender, mas tento seguir os princípios de uma boa alimentação:
  • Não consumir alimentos industrializados
  • Não consumir muito açúcar
  • Não consumir muita gordura, principalmente trans.
  • Consumo de sódio na porção recomendada.
  • Beber muita água.
    
        Essa são só algumas dicas para entender melhor os alimentos, mas lembre-se, para definir uma dieta adequada e balanceada, é sempre importante consultar um nutricionista de confiança.



Um comentário:

  1. GOSTEI DO SEU BLOG E TENHO UM ARTIGO PARA VOCÊ

    Olá Tudo Bem? Primeiro! Quero me apresentar sou a Professora Rosimeire Feliciano Oliveira.
    A minha especialidade é falar sobre Saúde, Bem Estar e Emagrecimento.
    Escrevo atualmente para vários blogs incluindo o (beleza.blog.br).

    Achei muito interessante o seu blog, gostaria de colaborar com meu artigo, atraente e atualmente muito buscado pelo público.

    Para divulgação do meu trabalho o que necessito é um link dentro do artigo para um dos blogs que participo.
    Posso enviar um artigo ou obter um link em qualquer artigo que você escolher em seu blog.

    Também posso te dar um link nos dois blogs abaixo
    e se preferir pode me mandar um artigo.. com seu link..
    eu publico em um dos blogs abaixo:
    http://pontomakeup.com/
    http://dicasdemoda.blog.br/

    e-mail prof.rosioliveira@gmail.com

    MEU NOVO FACEBOOK:
    https://www.facebook.com/rosi.feliciano.127

    CONVITE ESPECIAL!
    Você esta convidado(a) a participar das minhas comunidades como membro moderador!
    https://plus.google.com/u/0/communities/112490298534960350287

    e também dessa
    https://plus.google.com/u/0/communities/108585939054651860940

    Não paga nada e com isso você pode compartilhar todas as suas postagens e ideais sempre que quiser e sem precisar de liberação.

    Rosi Feliciano
    Que todos nós tenhamos um dia abençoado!

    ResponderExcluir